Skip to content
Data: 19/abr/2019 | Por Marcio Pinto

O icônico comunicador instantâneo BlackBerry Messenger, BBM, será descontinuado em 31 de Maio de 2019, pelo menos a sua versão voltada ao consumidor. Para substituir o programa, a BlackBerry anunciou que todos os usuários do BBM poderão migrar para o BBM Enterprise (BBMe), voltado para o mercado corporativo, com 1 ano de licença gratuito.

Desde 2016 no comando do BBM no mercado consumidor, a empresa Emtek chegou a ampliar as funcionalidades do serviço de mensagens, porém não conseguiu acompanhar o avanço dos seus principais concorrentes, tais como o Telegram e o Whatsapp, e decidiu por encerrar as atividades.

“Nós estamos muito orgulhosos de tudo que construímos até a data de hoje. A indústria da tecnologia, porém, é muito fluida, e apesar de todos os nossos esforços, os usuários migraram para outras plataformas, enquanto não conseguimos atrair novos usuários” – Emtek

O BBM foi lançado em 2005, pioneiro no serviço de mensagens de bate papo criptografadas OTT (over-the-top), mas devido a falhas estratégicas a a limitação apenas na plataforma BlackBerry por vários anos, acabou caindo em desuso por não acompanhar às mudanças progressivas na forma de comunicação através de dispositivos móveis.

Apesar desta triste notícia, este não é o fim do BBM, pois o BBMe (BlackBerry Enterprise) continua em operação, controlado pela própria BlackBerry. O BBM está na verdade retornando as suas origens, voltado ao mercado corporativo, um nicho exclusivo no mercado com alta demanda em serviços móveis seguros.


via BerrySocialBr

Compartilhar

Rede Social? Comunidade Online? Fórum? GAMING HOUSE!

Trata-se de um espaço democrático para engajamento em diversos tipos de discussões como eSports, games, streaming, cultura geek e muito mais.